LibrasSAC

O LibrasSAC é uma ferramenta de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) em Libras, através da webcam, destinado à instituições que desejarem atender aos seus clientes surdos em sua própria língua (Libras), respeitando-os em sua cultura e "diferença", bem como promover a imagem das instituições ao realizar a Responsabilidade Social e Acessibilidade para Todos.

Problema

“Eu já enviei muitas vezes as mensagens para meu pai? Eu fiquei preocupado meu pai? Depois você me aviso cadê meu pai? Eu alivio. Entendeu?”

Segundo VYGOTSKY (1993), “a linguagem possui além da função comunicativa, a função de constituir o pensamento. O processo pelo qual a criança adquire a linguagem segue o sentido do exterior para o interior, do meio social para o individual”.

Assim sendo, o problema do surdo não é orgânico e sim social, cultural. A nossa realidade, como nos mostra o histórico da educação de surdos, é que as crianças surdas não têm contato com a língua de sinais desde pequenas, e como não podem adquirir a língua oral num ritmo semelhante ao das crianças ouvintes, elas, na esmagadora maioria das vezes, sofrem atraso de linguagem.

Os serviços em texto são muitas vezes ineficientes, pois a grande maioria da população surda não é capaz de expressar satisfatoriamente em Português escrito. Apenas 3% dos surdos possuíam ensino médio concluído em 2003, de acordo com o MEC.

Solução

ferramenta WEB “genérica” que possa ser adaptada para qualquer empresa que tenha interesse em adquirir o serviço. Esta ferramenta utilizaria a webcam como meio de comunicação entre o cliente e o site. Tendo este site uma equipe de intérpretes e surdos com competência em traduzir o que foi falado em Libras para o português e transmitir a informação para a empresa “destino” bem como encaminhar a resposta da mesma para o cliente surdo em libras.

Prêmios e Parceiros

o LibrasSAC recebeu o apoio do Sebrae para desenvolvimento através da linha SebraeTEC Inovação nos anos de 2011 e 2012 e ficou entre os 15 finalistas de 380 projetos do Prêmio Siemens Student Award 2011 que selecionou ideias sustentáveis para Copa do Mundo.

Últimas Notícias

19/10/2012

Aprenda Libras! Acesse nosso portal no Youtube.

Clique aqui.

19/10/2012

Baixe o novo aplicativo de libras em seu celular! Já são 3 mil pessoas utilizando!

Clique aqui.

19/10/2012

A Incluir ficou entre 15 finalistas de 380 projetos do Prêmio Siemens Student Award 2011 que selecionou ideias sustentáveis para Copa do Mundo.

19/10/2012

A Incluir foi contemplada com menção honrosa pela Sociedade Mineira de Engenheiros (SME).